sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Informações sobre: Guerra Fria

Uma trajetória (semi) completa de um período que marcou a metade do século 20 e vários sucessos científicos.
Começaremos com uma pequena história sobre a bomba atômica, um ícone que marcou sem dúvidas este período histórico que iremos abordar. Em 1932, o físico inglês Ernest Rutherford mudaria toda a história da química com uma descoberta surpreendente: a descoberta do Nêutron, uma partícula subatômica que, juntamente com o próton, forma o núcleo de todos os átomos. Estudos profundos sobre esta nova partícula foram feitos e, dentre estes testes, descobriram que ao se bombardear átomos de urânio com nêutrons, ocorria uma liberação intensa de energia e, se fosse aumentada e mais descontrolada, seria uma explosão de alto poder destrutivo.

Em 6 de Agosto de 1945, os EUA bombardearam o Japão na cidade de Hiroshima com a bomba "Little Boy" (Garotinho, em tradução livre) e no dia 9 de Agosto do mesmo ano, a bomba "Fat Man" (Homem Gordo), veio a cair sobre a cidade de Nagasaki. A Alemanha já havia perdido, porém o último país a assinar e se render foi o Japão. Seis dias depois do ocorrido em Nagasaki, o Japão se rendeu, dando fim à 2ª Guerra Mundial. À partir deste momento, o mundo se divide em dois blocos: O bloco capitalista, com o maior representante sendo os EUA; e o bloco socialista, com a maior representante a União Soviética. Esta divisão ocorre exatamente pela ideologia a ser implantada para a reconstrução da Europa e de boa parte do mundo. Houve então um conflito entre as duas potências e no lado capitalista estavam: Canadá, Europa Ocidental e Japão. Aliados ao lado socialista estavam: China, TchecoslováquiaPolôniaHungria, Iugoslávia, Romênia, Bulgária, Albânia, Alemanha Oriental.

Os EUA então apoiaram os países do lado Ocidental com o Plano Marshall. O mesmo fornecia empréstimos a esses países aliados aos Estados Unidos. Houve também uma espécie de Plano Marshall, porém com foco nos países asiáticos: O Plano Colombo. Estes movimentos garantiram a influência que o bloco capitalista precisava para que não houvesse revoluções socialistas nestes países. Em resposta a esses dois planos, a URSS anuncia o Plano Molotov: Reconstruir os países aliados ao bloco socialista e manter a influência nos mesmos. Selando de fato as organizações entre esses países e seus blocos, cria-se a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para a parte capitalista do mundo. Em resposta a isso, O Pacto De Varsóvia ocorre e funciona do mesmo jeito que a OTAN: Em caso de alguma guerra entre um aliado capitalista e um aliado socialista, as duas potências e o resto dos aliados teriam que cooperar para que um dos lados saísse vitorioso. Um exemplo bem claro disso é a Guerra da Coréia, iniciada em 1950 e teve seu fim em 1953. A partir deste ponto, a tensão aumenta cada vez mais.

Desde o término da 2ª Guerra Mundial, Os EUA tinham posse da produção em larga escala da bomba nuclear. Em 1951, o governo americano chegou a ponderar o uso da mesma na Guerra da Coréia, porém, o risco era muito alto por dois motivos: 1- Era arriscado perder grande parte do território sul-coreano, aliado capitalista. 2- Em 1949, a URSS anuncia a quebra da exclusividade da bomba atômica, afirmando que os mesmos teriam posse e sabiam fabricar uma grande arma de destruição em massa. E este segundo motivo é fundamental para o entendimento dos próximos anos que vão se seguir no século 20. Julius e Ethel Rosenberg viviam nos EUA e, em 1951, foram presos acusados pelo governo americano de espionagem e divulgação da "receita" da bomba atômica. No mesmo ano, os dois são mortos na cadeira elétrica, com provas irrefutáveis da espionagem dos mesmos sobre os EUA. E o que acontece agora?

Em 1957, demonstrando a superioridade da tecnologia socialista perante os capitalistas, a União Soviética lança o foguete Sputnik ao espaço, com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para fora da Terra. Em 1961, juntamente com mercenários cubanos, a CIA (Central de Inteligência Americana) invadem a Baía dos Porcos, na Ilha de Cuba. Esta invasão ocorreu porque Fidel Castro havia tomado posse de Cuba em 1959, e prometia a independência da mesma da economia americana e uma aproximação direta da URSS. A invasão, porém, falha, Fidel Castro realmente assume a liderança de Cuba e a aproximação do bloco socialista ocorre. Em resposta ao lançamento do foguete Sputnik, em 1962, os EUA conseguem o primeiro voo espacial ao redor da Terra. Em Outubro de 62, Os EUA conseguem a informação de que Cuba teria mísseis nucleares soviéticos, em resposta a instalação de mísseis nucleares na Turquia. Neste momento, todo o mundo parou para observar o próximo passo de qualquer lado que fosse, gerando a famigerada "Crise dos Mísseis". A mesma teve término quando os mísseis tanto da Turquia quanto da Ilha de Cuba foram retirados.

A Guerra do Vietnã ocorreu de 1959 até 1975, e teve participação das duas potências, principalmente dos americanos. O conflito ocorreu quando o Vietnã do Norte desejava ser socialista e o Vietnã do Sul, capitalista. Assim como na Guerra da Coréia, a guerra era iminente e, mesmo com a tecnologia avançada dos americanos, o bloco capitalista perdeu a guerra, tornando o Vietnã um aliado socialista.Para mais informações sobre como os vietcongues derrotaram os americanos, veja os links no final do post. Em 1969, os americanos chegam à Lua em uma missão tripulada da Apollo 11. Até 1981, as potências simplesmente coexistiram e não houve conflitos maiores. Nessa época, houve a eleição de Ronald Reagan, que iniciou novamente a tensão entre os países. Durante o segundo mandato de Reagan, houve a desativação das ogivas nucleares que estavam apontadas para o lado socialista, cessando a tensão criado por John F. Kennedy, presidente americano na época da "Crise dos Mísseis". A Guerra Fria acabou quando o muro de Berlim (construído em 1961, separava o lado socialista do lado capitalista na Alemanha) veio abaixo em 1989. Dois anos depois, a União Soviética anunciou seu fim, declarando que os EUA haviam triunfado novamente.


Para saber mais:http://www.youtube.com/watch?v=ssKiI1P3lT4 (Documentário em Inglês, podendo ser adicionadas legendas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário