quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Pentagrama: Origem e Significado

Um símbolo famoso hoje em dia por ser maligno, com uma origem esquecida
Um pentagrama é uma estrela de cinco pontas, com sua ponta principal virada para cima. Mas o que muita gente desconhece é a origem desse símbolo e o que ele realmente significa. Uma distinção precisa ser feita: o pentagrama com sua ponta principal virada para cima, é um símbolo com um significado totalmente diferente do pentagrama invertido, de cunho satanista. O pentagrama faz aparições em várias civilizações antigas que atribuíam significado ao símbolo.

O pentagrama tem sua origem com os babilônios, sendo posteriormente retomado e estudado por Pitágoras e seus aprendizes. Para o mesmo, simbolizava a saúde do homem e seu conhecimento. O Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci, seria um pentagrama dentro de uma circunferência, pois une todos as características físicas do homem. Para os Druidas, o símbolo era uma representação da cabeça de Deus. Para a grande parte das religiões pagãs, o pentagrama é uma representação dos cinco elementos principais da natureza: Ar, Água, Fogo, Terra e Metal. Cada um destes combinados, gera toda a realidade que está ao nosso redor, segundo essas religiões. O corpo humano também é representado por um pentagrama (quatro membros e uma cabeça).

O pentagrama invertido tem sua origem em Anton LaVey, americano famoso por fundar a  Igreja de Satã, sendo assim a primeira igreja a ter reconhecimento internacional por ser satanista. Segundo religiosos, a ponta principal que no pentagrama comum estava virada para cima, agora aponta para baixo, indicando o reino de Satanás. Os mesmo também acreditam que o símbolo agora tem como figura formada, Baphomet. Nas três pontas inferiores, tem-se a interpretação de que há uma negação à Santíssima Santidade cultivada pelos cristãos. As duas pontas superiores indicam o contraste entre certas coisas (vida/morte; claro/escuro; criação/destruição). O que mostra também que o desejo físico manifesta-se mais importante do que a espiritualidade.

Seja qual for a origem e a interpretação atual dos símbolos, há uma clara distinção entre os mesmos. O pentagrama ainda é utilizado para fins religiosos e esteve presente na maioria das civilizações da antiguidade, simbolizando a natureza que cercava o povo ou o mundo espiritual. O pentagrama invertido se origina do pentagrama regular, tendo um significado satanista. Porém, ao se tratar apenas de "Pentagrama", estamos se referindo ao regular, não ao satanista.

Para saber mais: *(In)felizmente, como se trata de um tema que trata de religiões e cultos, é difícil obter resultados imparciais. Portanto, a maior parte dos links é da Wikipédia.* pt.wikipedia.org/wiki/Pentagrama
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/pentagrama/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pentagrama_invertido

Nenhum comentário:

Postar um comentário